O Parque Nacional do Itatiaia, Parte Alta

O Primeiro Parque Nacional do Brasil que foi criado em 14 de Junho de 1937, pelo então presidente Getúlio Vargas, sendo o principal berço do Montanhismo e da Escalada no Brasil. Como resultado disso, você vai conhecer agora inúmeras trilhas e travessias que você pode realizar na Parte Alta do Parque.

– Saiba tudo que você precisa saber antes de ir ao Parque Nacional do Itatiaia

– As Diferentes Formações Rochosas do Parque Nacional do Itatiaia

15 Trilhas e Travessias para você conhecer:

Um dos melhores locais para a práticas de atividades de aventura, no Parque Nacional do itatiaia (PNI) você vai encontrar trilhas de diversos os níveis. Sendo uma das mais fáceis a Pedra do Altar, como uma das mais técnicas, as Prateleiras.

Você vai conhecer agora 15 excelentes opções para você poder aproveitar no Parque, confira!

1- Pico das Agulhas Negras

Dentre os mais Altos do Brasil, o Pico das Agulhas Negras ocupa o 5º Lugar com 2.791m de altitude, sendo também o Primeiro Mais Alto do Estado do Rio de Janeiro. A caminhada até o seu cume requer bom condicionamento físico do aventureiro, bem como equipamentos de segurança para utilização nos trechos de rapel. 

2- Prateleiras

As Prateleiras está a 2.540m de altitude, sendo o Caminho para o Cume composto por grandes obstáculos naturais, necessitando assim o uso de equipamento de segurança em alguns trechos mais criticos. Para quem já realizou o ataque ao Pico das Agulhas Negras, em sua via tradicional, as Prateleiras possui maior dificuldade técnica e exposição a altura.

3- Pedra do Sino de Itatiaia

A Pedra do Sino é o 3º ponto mais alto do Estado do Rio de Janeiro e o 10º mais alto do Brasil, com 2.670m de altitude. Apesar disso é uma montanha pouco conhecida no cenário nacional devido ao seu grau de dificuldade, sendo ela realizada em apenas um dia.

A trilha para o topo oferece visuais incríveis do parque, como o do Maciço das Prateleiras e as Agulhas Negras.

4- Morro do Couto | Indicado para Iniciantes

O Caminho para o Morro do Couto inicia-se a direita da portaria do parque, logo após o estacionamento e a sua caminhada é considerada leve. Vale ressaltar que no seu trecho final, a trilha possui alguns obstáculos de trepa pedra, mas não é necessário o uso de equipamento de segurança.

Direitos Reservados | Foto: Diego Baravelli

5- Pedra do Altar | Indicada para Iniciantes

A Trilha para a Pedra do Altar tem cerca de 12km (total) de extensão, com inicio desde a portaria do parque. Atingir o seu cume é estar a 2.665m de Altitude no 11º Ponto mais Alto do País! 

A caminhada é considerada de nível leve por não haver trepa pedra e grandes obstáculos naturais.

Direitos Reservados | Foto Diego Baravelli

6- Morro da Antena | Indicado para Iniciantes

Como 2.548m de altitude, o Morro da Antena fica bem próximo a entrada do Parque, onde você pode ver uma grande antena, a trilha é fácil, seguindo logo à direita do estacionamento.

7- Morro do Camelo | Indicado para Iniciantes

Sendo a trilha de mais fácil acesso do Parque, com cerca de 20 minutos de duranção, o Morro do Camelo está a 2.318m de altitude, localizada próximo à pousada Alsene e a uns 4 quilômetros antes da portaria da parte alta do Parque Nacional do Itatiaia.

Sendo um grande bloco de pedra que fica em frente à face norte do Pico das Agulhas Negras. Ela fica cerca de 2.630m de altitude e seu formato parece um losango, parecendo mesmo que ela vai escorregar a qualquer momento. A sua trilha requer bastante atenção, principalmente nos pontos de trepa pedra, onde será necessário o uso das mãos para ir de um trecho ao outro, em um trecho requer o apoio de uma corda.

Direitos Reservados | Foto Diego Baravelli

9- Chapada da Lua

Do Cume da Chapada da Lua você vai estar sobre milhares de pequenas crateras na rocha, canaletas enormes e fendas. De lá, você vai contemplar um visual de tirar o fôlego. A Chapada da Lua fica ao lado da face leste das Agulhas Negras, sendo assim podendo avistar a Asa de Hermes, a Pedra do Altar e o Morro do Couto, e bem ao longe contempla-se o mar de morros do Sul de Minas Gerais.

10- Circuito 5 Lagos | Indicado para Iniciantes

A Trilha do Circuito 5 Lagos é recente, foi inaugurada em 2015. Todo percurso tem cerca de 10km de extensão, mas a sua caminhada é considerada de nível fácil, portanto é importante ressaltar a atenção que você precisa ter em alguns trechos, devido a dificuldade na orientação.

11- Morro do Massena

Próximo a entrada do Parque, mais precisamente do lado esquerdo, o Morro Massena está a 2.609m de altitude. Seu nome é uma homenagem a José Franklin Massena, pioneiro na exploração do Itatiaia, subindo ao Pico das Agulhas Negras em 1856.

12- Ovos de Galinha

Fazendo parte do trecho da Travessia Rancho Caído, os Ovos de Galinha é uma formação rochosa de grandes blocos arredondados, sendo localizada a cerca de 6km após o Abrigo Rebouças, no Vale do Aiuruoca.

13- Travessia Ruy Braga

A Travessia Ruy Braga liga a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia a parte baixa, para concluir está travessia você vai percorrer em média 22 quilômetros em dois dias. Apesar de não haver muitas subidas, a trilha é longa e por isso é recomendada para pessoas com o condicionamento físico em dia.

14- Travessia Serra Negra

A travessia Abrigo Rebolças X Maromba via Serra Negra é realizada em dois dias de caminhada. A Travessia tem cerca de 33km de extensão em terreno muito acidentado, com muitas subidas e descidas.

15- Travessia Rancho Caído

Ela é considerada por muitos a mais bela travessia do Parque Nacional. A travessia Rancho Caído também conhecida como Rebolças X Mauá, foi proibida durante cerca de duas décadas, até ser oficialmente reaberta em junho de 2011. Todo seu percurso tem 24km de extensão que poderá ser realizado em dois dias.

Aproveite e encante-se com as Belezas do Parque Nacional do Itatiaia.

Gostou desta matéria? Compartilhe com seus amigos!

Como Chegar na Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia:

Saindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo, você deve seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR 116) até o povoado de Engenheiro Passos, 12 Km depois de Itatiaia. E seguir pela BR 354, na estrada Rio-Caxambú (Circuito da Águas) por 26 Km, até o local conhecido como Garganta do Registro. A partir daí começa a subida de 14 km, com grande parte do trecho sem afasto, até o Posto Marcão (antigo Posto 3) e mais 3 km até o Abrigo Rebouças.

Categorias: Trilhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *