Parque Nacional do Itatiaia

Duas Entradas, Como Chegar, Frio Intenso, Pontos Principais...

Este é o Primeiro de quatro Posts que eu Preparei falando sobre o Parque Nacional do Itatiaia, portanto se você quiser saber mais, principalmente de roteiros menos explorados, fica comigo aqui durante está semana. Ok?

Se você ainda não sabe, o Parna Itatiaia é o mais antigo do Brasil criado em 1937, além disso lá você vai encontrar alguns dos Picos Mais Altos do País como o Pico das Agulhas Negras com 2.791m de altitude, o Morro do Couto com 2.680m e a Pedra do Sino com 2.670m. O Parque conta com caminhadas e escaladas de todos os níveis, mas vale observar que ele é também o mais Frio! Sim, isso mesmo, lá no alto inverno as temperaturas podem chegar a -10º durante a noite, sem contar que caminhar durante o dia com placas de gelo nas trilhas é bastante comum.

Um fato curioso é que no ano passado surgiu expectativas que fosse cair Neve no Parque, a Televisão noticiou e o parque ficou com uma fila quilométrica de pessoas que queriam presenciar esse feito da natureza. O fato é que no Ano de 2010 foi encontrado Neve na área mais alta da unidade de conservação, sendo que o último registro antes desse é de 1988. 😱
– Veja fotos do Pico das Agulhas Negras coberto de Neve.

As duas entradas do Parque Nacional do Itatiaia

O fato mais importante: Vale lembrar que o Parque possui 2 Entradas, uma na Parte Baixa de Itatiaia e outra na Parte Alta. Aqui vou falar da Parte Alta e como você pode fazer para chegar lá, Ok?! Saindo do RJ ou SP, você deve seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR 116) até o povoado de Engenheiro Passos, 12 Km depois de Itatiaia. E seguir pela BR 354, na estrada Rio-Caxambú (Circuito da Águas) por 26 Km, até o local conhecido como Garganta do Registro. A partir daí começa a subida de 14 km até o Posto Marcão (antigo Posto 3) e mais 3 km até o Abrigo Rebouças. (Fonte: Icmbio.gov.br/parnaitatiaia)
A Entrada custa 17,00 para residentes no Brasil.

Ps.: O Próximo post será sobre a Trilha para a Asas de Hermes, fica ligado aqui.

Fotos: Diego Baravelli

Pico das Agulhas Negras com 2.791m de altitude
Pedra do Altar com vista das Prateleiras (fundo)
Morro do Couto com 2.680m

Como chegar na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *