Formações Rochosas de Tirar o fôlego! No Parque Nacional do Itatiaia você vai encontrar Ovos de Galinha,  Asa de Hermes, Agulhas Negras, mas não para por ai, tem até uma rocha em formato de Picolé, acredita?

Escaladas, Trilhas com grandes obstáculos, trepa pedra, rapel e muita caminhada, No Parque Nacional do Itatiaia você vai encontrar trilhas para todos os níveis, mas é preciso ficar atento, pois algumas trilhas o acesso é permitido somente com equipamentos de segurança, por se tratar de área de risco. (Como é no caso de acessar o cume do Pico das Agulhas Negras e Prateleiras)

Os corpos alcalinos do Itatiaia  pertencem ao sistema montanhoso da Serra da Mantiqueira, destacando topograficamente na Fronteira de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo, No Parque estão algumas das Montanhas mais altas do Brasil e esse fato atrai muitos aventureiros durante o ano, e mesmo se você ainda não conhece o Parque, com certeza ouviu falar do famoso Pico das Agulhas Negras, não é verdade? Ele é o 5º mais alto do País, com 2.791m de altitude, o Nome Agulhas Negras vem de Rochas Pontiagudas, e não é atoa que ela é o símbolo principal do Parque, atrás apenas do Sapo Flamenguinho.

CURIOSIDADE: O nome “Itatiaia” é um termo Tupi que significa “Pedra pontuda”através da junção dos termos itá (pedra) e atîaîa (pontudo).

 
A ORIGEM:
Com o fim do processo de ruptura do Continente Gondwana, no qual a América e Africa estavam unidas, o maciço do Itatiaia teve sua formação erodida até quase o nível do mar, desenterrando o antigo alicerce cristalino, formado por granitos e gnaisses. Muitos anos depois, teve inicio uma atividade vulcânica, o maior destes vulcões formou uma enorme montanha pontiaguda, abrangendo o espaço entre Itatiaia, Rio de Janeiro e Passa Quatro, Minas Gerais. Diferente das rochas anteriores, esses eram pontudos e empilhados, criando a distinta fisionomia das montanhas desta região. Fonte: ICMBio 


Percorrer pelos caminhos do parque é ter uma surpresa a cada passo, confira:

Pico das Agulhas Negras, 2791m de Altitude | Foto: Diego Baravelli
Parece ou não parece um picolé mordido na ponta?
Ovos de Galinha
Asa de Hermes
Um verdade parque de diversões para nós aventureiros!

Confira como chegar na Parte Alta do Parque:

Categorias: Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *