Um roteiro fora dos mais tradicionais, Asa de Hermes

Não sei você, mas eu já tentei realizar o ataque ao Pico das Agulhas Negras, por exemplo e não consegui por já ter esgotado as vagas do Parque, pois o acesso é bem limitado. E esse também foi um dos motivos por eu começar a procurar outras opções no Parque, A Asa de Hermes é um grande bloco de pedra localizado em frente à face norte das Agulhas Negras, separada desta por um grande vale. O modo como a Asa está equilibrada é muito curioso, visto que causa a impressão de que ela vai escorregar a qualquer momento, não é mesmo? No seu trajeto é possível ter uma vista área da nascente do rio Campo Belo e até do Vale Pré-histórico, além de poder contemplar as Prateleiras e uma vista bem aproximada da face sul do maciço das Agulhas Negras.

Mas algumas Informações Técnicas é de extrema importância você ficar sabendo:
Distância: 11 km – Ida e Volta, saída da Portaria;
Tempo Estimado de Atividade: 06 a 08h;
Altitude 2.640m;
Piso/Terreno: Piso irregular e lugares onde é necessário usar as mãos para manter o equilíbrio e/ou ascender;
Obstáculos: Trepa pedra, um ponto onde é necessário uso de corda para apoio;
Classificação: Moderada Superior;
Exposição ao risco: Média;
Orientação: Difícil;
Insolação: Alta.

Por ser uma Trilha menos explorada no Parque e passar por alguns trechos técnicos, eu aconselho fortemente você entrar em contato com o Parque Nacional do Itatiaia (www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia 24 3352-1292) e consultar os Condutores cadastrados nesta Unidade de Conservação.

Curiosidade:

Na mitologia grega Hermes era filho de Zeus e da ninfa Maia, cujo nome de origem provavelmente significa os montes de pedra usados para indicar os caminhos. Entre suas várias atribuições incluíam-se as de mensageiro dos deuses. Era representado com um chapéu alado e asas nos pés.

Asa de Hermes
Trecho de Acesso

Como Chegar na Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia:

Categorias: Trilhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *