“Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: Uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o plante terra.”

Ao caminhar pelas trilhas sozinho ou em grupo, algumas informações importantes precisam ser esclarecidas para que possamos preservar o meio ambiente e manter o bom convívio com as demais pessoas. Dessa forma elaboramos este Manual com base nas informações obtidas na Conduta consciente em ambientes naturais do Ministério do Meio Ambiente e cada parque ou reserva natural possui o seu, pesquise-o antes de qualquer visita.

 

O Caminhante consciente:

- Anda sempre no caminho da trilha, não abre e não usa atalhos, pois sabe que ele podem confundir os caminhantes e criam fortes erosões;
- Não alimenta os animais, os animais podem acabar se acostumando com comida humana e passar a invadir os acampamentos em busca de alimento, danificando barracas, mochilas e outros equipamentos.
- Vai a montanha buscando paz e silêncio, e se não for para este fim, respeite aos demais. Não faça barulho, principalmente à noite nos locais de acampamento;
- Leva todo seu lixo de volta;
- Não retira flores e plantas, aprecia a beleza no local, sem agredir a natureza e dando a mesma oportunidade a outros visitantes.
- Faz suas necessidades fisiológicas em locais longes de pontos de coleta de água. (Jamais abandona lenços umedecidos, que contêm material sintético cuja decomposição leva muitos anos).
- Usa os locais de acampamento existentes;
- Não faz fogueiras, pois sabem que elas enfraquecem o solo;
- Não faz pinturas, coloca faixas, faz pichações ou outras marcações no ambiente natural;
- Ao lavar as panelas, raspe primeiro os restos de alimentos e junte com eu lixo. Depois pega a água e lave os utensílios longe do curso d’água.

 

A cada dia novas pessoas conhecem o mundo outdoor, a vida ao ar livre proporciona qualidade de vida, eleva a auto estima e deixa o indivíduo preparado para levar sua semana de trabalho e encarar suas questões pessoais de forma mais leve.
Com isso o crescimento tem sido constante nas atividades de ecoturismo e turismo de aventura, cada dia mais pessoas fazem parte deste mundo! Portanto é de grande importância que cada caminhante tenha uma conduta correta diante da natureza, afim de preservar e cuidar do meio em que se vive.