O uso de bastão de caminhada ainda é visto como algo de “velho” para alguns ditos aventureiros, porém para os praticantes de longas caminhadas e que levam o esporte adiante, aproveitam-se bem dos benefícios a curto e longo prazo que eles são capazes de provocar. Esse acessório promove um ritmo de caminhada mais estável e seguro, sem contar que eles costumam ser dobráveis e leves, por isso não fazem volume na mochila.

Confira alguns dos seus benefícios:
– Corrige sua postura;
– Alivia as tensões na coluna e nos membros inferiores;
– Protege suas articulações;
– Ameniza os impactos durante a caminhada;
– Ajuda a manter o equilíbrio em terrenos com muitos acidentes naturais;
– Nas subidas ele serve como apoio para impulso;
– No caso de acidentes, ele ainda pode servir de muleta;
– Ele ainda serve como cobaia, sabia? Antes de pisar em um terreno suspeito, você pode usá-lo para verificas as condições de onde vai pisar. Ajudam também a atravessar rios e córregos;

Como usar o Bastão de Caminhada?
A maneira correta de segurar o bastão é pegando firmemente no grip, passando a fita de proteção de punho por trás do polegar. A fita deve passar pelas costas e pela palma da mão, sem estar muito frouxa e nem muito apertada.

Ajuste o bastão de acordo com o terreno:
TERRENO PLANO: Ajuste o bastão na altura em que seu braço e antebraço fiquem em um ângulo de 90º. Balance os braços no ritmo normal, colocando os bastões à frente. Pisada direita com bastão Esquerdo à frente, e vice versa.
TRAVESSIAS: Usando dois bastões, ajuste cada um deles em tamanhos diferentes. O bastão da parte mais alta deve estar menor do que o da parte mais baixa.
SUBIDAS: Diminua o tamanho do bastão. Isso proporciona mais estabilidade.
DECIDAS: Aumente o tamanho do bastão para que isso mantenha sua postura ereta. É na descida que o sistema anti-choque absorve mais os impactos, ajudando na proteção dos quadris, joelhos e tornozelos.
PEDRAS, TRAVESSIA DE RIOS, ENCOSTAS ROCHOSAS: O bastão pode escorregar com facilidade em rochas, principalmente quando molhadas, então atente sempre para fixar a ponta do bastão em frestas e fendas para dar maior estabilidade e segurança, principalmente quando se atravessa um rio utilizando as pedras como caminho.
ESCALAMINHADA: Lógico, feche os bastões e guarde na mochila. Nessa inclinação o uso do bastão é complicado e torna-se um risco.
MATA FECHADA: Use para afastar galhos, arbustos, espinhos, teias de aranha. Reduzindo também a chance de acidentes com cobras, aranhas e outros bichos.

Precisando de um bastão de caminhada? 
15% de desconto utilizando o cupom SUAAVENTURA
CLIQUE AQUI

 

 

Categorias: Equipamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *