CONFIRA OS PRINCIPAIS ALERTAS SOBRE TROMBA D'ÁGUA

Recentemente temos acompanhado notícias graves em relação a Cabeça d’água/Tromba d’água. No última dia 22, na Cidade de São João Batista do Glória, na região da Serra da Canastra em Minas Gerais, 5 Pessoas morreram quando estavam na Cachoeira do Zé Pereira, e foram surpreendidos pela Cabeça d’água que se formou após chuvas atingirem a região que fica na Nascente do Rio. Confira a reportagem: Tromba d’água na Região da Serra do Canastra, MG

Esse fenômeno ocorre com frequência no verão e em dias de muita chuva. Pode até estar fazendo sol em alguma parte do rio, mas se na cabeceira estiver chovendo, essa água pode descer pela nascente com muita intensidade e ir arrastando tudo que vê pela frente. Por esse motivo, abaixo você vai encontrar 5 ALERTAS IMPORTANTES para evitar ser surpreendido por esse fenômeno.

CABEÇA D’ÁGUA X TROMBA D’ÁGUA

A cabeça d’água é um fenômeno proveniente da chuva que cai em um determinado lugar, principalmente em serras, e aumenta violentamente o nível de água. Este tipo de fenômeno se forma quando há forte calor e alta umidade do ar.

 Já a Tromba d’água é a chuva forte que cai localizada, por no máximo meia hora, e que provoca enchente na cabeceira de um rio.

5 ALERTAS IMPORTANTES:

“Pato novo não dá mergulho fundo.”

1- Procure saber sobre incidências do fenômeno no local que deseja visitar;

2- Verifique a previsão do tempo não só para a cidade do passeio, mas também de toda a região;

3- Ao chegar, observe locais bons para fugir do grande fluxo d’água;

4- Em caso de chuva, não se arrisque a entrar em cachoeiras e rios;

5- A presença de folhas secas ou outros materiais flutuantes no rio é um indício de que uma tromba d’água possa estar a caminho, esse sinais muitas das vezes são sutis e há pouco tempo para reagir.

Something is wrong.
Instagram token error.
Load More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *